segunda-feira, 21 de junho de 2010

Gliffy

A algum tempo atrás trabalhei numa empresa onde não apenas a Internet, mas toda a máquina era literalmente "travada". Além de não poder navegar livremente (algo que aliás, acho até compreensível), também não podia instalar nada sem a autorização do administrador suporte do sistema.

Naquela ocasião, precisava urgentemente especificar modificações nos sistemas e documentar tais alteração, com diagramas e tudo mais. Já que não podia instalar nada, e não tínhamos ferramentas adequadas para tal. Fui à Web procurar uma alternativa. Free e Online!

Foi então que encontrei o...



Uma ferramenta bem simples e ao mesmo tempo robusta o suficiente para suprir as necessidades de quem precisa desenvolver rapidamente um diagrama.

Acompanhei a evolução dessa ferramenta ao longo dos anos, pois desde que à descobri em 2005 não parei mais de usar.

Atualmente, mesmo na versão free, existem muitas opções de diagramas, como UML, BPM, Rede, ER e por aí vai. As funcionalidades de colaboração e exportação também são excelentes e funcionam muito bem.

Vejam o post do Blog do Shimatai sobre o Gliffy: Alternativa boa e gratuita ao microsoft visio

Recomendo a todos que ainda não conhecem, que criem uma conta no site testem as várias possibilidades do Gliffy.
Depois que experimentarem, postem aqui suas impressões sobre a ferramenta.

Grande abraço,

RGPereira.

3 comentários:

  1. Rafael, valeu pela referência!
    Acho que a tendência de alguns aplicativos (principalmente os não essenciais) é migrar para a núvem (cloud computing).

    O Gliffy somado ao Google Docs, Pixlr (editor de imagem) e Dropbox (armazenamento virtual), temos uma boa dose de aplicativos que rodam na núvem e suprem com as necessidades básicas.

    Abs.,
    Shimatai.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Shima!

    Acho que a tendência realmente é migrar para o Cloud Computing. Creio que no futuro nossos micros serão meros TBs (terminais burros) conectados a uma rede de servidores de aplicação. E assim surgirá a SKYNET, que determinará a guerra entre homens e máquinas, mwahahahahahah! E dá-lhe Exterminador do Futuro!

    Abs,
    André

    ResponderExcluir