quarta-feira, 9 de junho de 2010

Apresentação - parte 3

Continuando na linha de pensamento daquele velho e conhecido ditado que diz: "A primeira impressão é a que fica", vou falar um pouco desta vez sobre minhas experiências e pesquisas a respeito de vestimenta.

Muitos profissionais de TI hoje em dia, tem dúvidas sobre como devem se vestir em determinadas ocasiões. Para avaliar bem isso, precisamos distinguir bem essas ocasiões. Vou agrupar essas ocasiões em 3 grupos básicos: 1) vestimenta para uma entrevista; 2) para um evento e 3) para o dia-a-dia. Cada uma dessas circustâncias tem suas próprias caracrísticas que nos ajudam a identificar a maneira adequada de nos vestir. Vejamos alguns detalhes importantes a considerar.


1) Para uma entrevista:
Normalmente nesses casos o profissional capricha bastante no visual. Mas cabe aqui uma medida de cautela: Cuidado com os exageros!! Já ouvi comentários de líderes de TI que deixaram de contratar um profissional, que apesar de suprir bem as necessidades técnicas, foi à entrevista com uma aparência um tanto quanto extravagante. Para não errar, é melhor não "inventar" muito. Uma roupa social básica é suficiente. Não precisamos nos vestir como se estivéssemos indo a um casamento, eu por exemplo, nunca usei terno e gravata nas entrevistas em que participei. E isso nunca foi um problema.

2) Para um evento:
Claro que nesse caso vai depender do evento. Mas considerando eventos profissionais da área de TI em geral, costuma ser mais adequado trajes mais formais. Aqui, talvez um terno caia bem para os homens.

3) Para o dia-a-dia:
Para essa ocasião específica as variações são muitas. Muitas empresas tem normas definidas quanto à vestimenta, tanto que elegem, normalmente as sextas-feiras, como casual day. Que é um dia em que a vestimenta mais esporte (jeans, camiseta, tênis etc) toma o lugar da social. Algumas empresas chegam a ter mais de um dia desses, ou mesmo deixam à "livre escolha" do profissional.

Ninguém aqui é profissional de moda, nem nada parecido, mas de uma forma geral as roupas sociais são uma tendência mais presente na área de TI. Tudo que se destacar muito disso, pode ser considerado um exagero. Precisamos ser equilibrados nesse aspecto.


Para as mulheres, é preciso tomar um cuidado especial com os decotes e roupas muito curtas e/ou apertadas. No ambiente de trabalho precisamos nos vestir adequadamente pare essa ocasião: o TRABALHO! E não como se estivéssemos nos arrumando para um ir a um show ou a uma festa.


Afinal, todos nós, homens e mulheres, queremos ser reconhecidos pelo nosso trabalho e não pelo tipo de roupa que usamos.


É isso! Espero que tenham gostado. 

Compartilhem suas experiências aqui no Blog comentando.

Abraço à todos,

RGPereira.

7 comentários:

  1. Não sei porque isso pra mim pareceu óbvio demais? Mas muito boas essas dicas para quem não tem a educação que temos. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Acredite, muita gente não tem muito clara essas noções.

    Abraço,
    RGPereira.

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que hoje eu vim arrumadinho...

    ResponderExcluir
  4. É ótimo estarmos sempre muito bem preparados para situações não previstas! ;-)

    Abraços,
    RGPereira.

    ResponderExcluir
  5. Excelente post!

    Particularmente, todos os dias pra mim são casual days... hahahaha! Mas falando sério: ontem um cara veio pra entrevista aqui no INCA com blusa social e uma... Gravata de cor extravagante (não me pergunte qual era a cor, só sei que era extravagante)! Na minha opinião, não há nada mais estranho do que gravata sem um paletó que justifique. O cara parecia até motorista de ônibus interestadual (nada contra a profissão), e não analista de sistemas.

    No mais, é isso aí... Eu sou casual day everyday, mas em entrevistas procuro me vestir adequadamente: social, mas sem exageros.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Realmente essas coisas acontecem mesmo. Mais até do que realmente imaginamos.
    Pode até ser que nesse caso o candidato não seja eliminado por esse motivo, mas suas chances podem diminuir um pouco.

    Abraço,
    RGPereira.

    ResponderExcluir
  7. Tenho que concordar que essa é uma regra da sociedade que exclui quando não é obedecida. Mas repare em como Peter Jackson estava vestido quando foi receber seu Oscar por Senhor dos Anéis e verá que só os simples mortais precisam cumprí-la.

    ResponderExcluir