quinta-feira, 17 de junho de 2010

Dicas para currículo

Dia desses recebi um e-mail da Catho Online com algumas dicas para o currículo. Vejam abaixo o recorte do e-mail:

Algumas delas não são apenas importantes mas sim fundamentais, como logo as 2 primeiras. Afinal, quem faria um currículo sem descrever sua experiência ou formação acadêmica??
Outras ainda, estão mais relacionadas à entrevista do que ao currículo propriamente dito, como as dicas de número 3, 4 e 10.

Contudo, se olharmos mais atentamente para essa lista perceberemos dicas valiosas. Como por exemplo a dica número 12 (Idade). 
Certa vez uma analista muito experiênte disse que seria bom que eu colocasse no meu currículo a minha idade. A primeira vista achei estranho, mas pense no seguinte: Se tens pouca idade, a possibilidade de você ter muita disposição, vontade de aprender e dinamismo estão implícitas na sua idade. Por outro lado, se tens uma idade um pouco mais elevada, espera-se que seja experiente, que saiba lidar com situações complicadas e administrar-se bem, por exemplo.

Isso evita aquelas descrições óbivas que alguns insistem em colocar em seus currículos, como: "sou dinâmico, trabalho bem em equipe e sou pró-ativo". Essas características já deixaram de ser qualidades a muito tempo. E passaram a ser requisitos! Qualquer empresa espera que sejamos assim.

Outra dica interessante é a 6 (e a 16 também!). Já ouviram alguém dizer que a empresa procura por profissionais que se adequem à seu perfil? E o contrário? Um outro colega de profissão, também muito experiente, já me fez pensar nisso. Em geral, nos preocupamos muito em estar adequados à empresa. Mas, e a empresa, está adequada ao nosso perfil??

É bom sermos criteriosos antes de simplesmente aceitar qualquer oferta de emprego ou a que estiver pagando melhor. Trabalhar num lugar ou de uma maneira que nos faça sentir-se bem, certamente ajuda e muito no nosso desempenho profissional.

Uma outra dica interessante, essa fora da listinha, mas que aprendi (novamente!) com profissionais experientes é organizar bem o currículo. Lembram dos posts anteriores? A apresentação é muito importante.

Já vi muitos currículos desleixados, ou seja, nem um pouquinho sequer preocupados com a aprensetação. Nos editores de texto, que em geral usamos para confeccionar nosso CV, uma formatação básica e simples e um mínimo de padronização, não demora nada.

As partes que temos num currículo normalmente são: Nome, dados pessoais (nada de colocar nros de documentos! Isso é 100% desnecessário, além de ficar horrível. A não ser que seja exigido pela empresa, o que dificilmente ocorre) e de contato, experiência profissional e formação acadêmica.
Mas podemos inserir outros itens nessa lista, como por exemplo: Objetivo, resumo das qualificações e idiomas.

Justificativa:
1) o objetivo já está até meio óbvio. Precisamos dizer à empresa o que queremos fazer nela; 2) o resumo das qualificações torna-se muito importante, principalmente ao longo do tempo, quando nossa vida profissional vai ficando muito extensa para se descrever no currículo. E se o seu currículo for muito grande (e para alguns recrutadores, 2 páginas já é muito grande), talvez essa parte seja a única lida com atenção. Colocar palavras chaves, como nomes de ferramentes por exemplo, em DESTAQUE também é uma boa dica. Inclusive com a versão do sistema ou ferramenta; e 3) idioma: apasar desse item já estar ser transformando num requisito básico, é importante dar atenção especial à esse conhecimento. E não precisamos necessariamente ter feito cursos. Se estudamos em casa e sabemos algum idioma, cabe listar nessa área.

Certa vez fiz um modelo de currículo para um amigo que me pediu algumas dicas. Dêem uma olhada nesse link:
Modelo Currículo. Vejam também a versão web do meu CV no link: Currículo_Rafael_2010. Onde aplico essas dicas. E propósito, ter uma versão web do seu currículo também não é nada mal. A minha eu fiz no Google Sites.

Eu estou sempre revendo meu currículo para mantê-lo bem atualizado. Sugiro que façam o mesmo!

Abraço à todos.
RGPereira.

4 comentários:

  1. No meu currículo eu custumo colocar o CPF. Uma vez, uma recrutadora me disse que utiliza esse documento para levantar uma ficha do candidato (saber se dá calote nos outros, se tem processo na justiça, etc). Para quem está "limpo", eu acho uma dica legal. Graças a Deus eu estava (na verdade sempre estou!!!)

    ResponderExcluir
  2. O conhecimento da cultura da empresa hoje esta sendo muito valorizado.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, é sempre bom dar uma olhadinha site da empresa para qual será candidato à uma vaga.

    ResponderExcluir
  4. O currículo é uma mera formalidade para um mundo onde as cartas do jogo já são marcadas. Sendo assim, já tem de chegar como o Rei de Espadas. Infelizmente, ou felizmente, depende do ponto de vista, o que faz a diferença é a indicação.

    ResponderExcluir