terça-feira, 18 de maio de 2010

Em contato com o Mercado

Olá pessoal.

Ainda pensado em autopromoção, outro ponto que ajuda muito o profissional de TI nesse sentido é estar sempre em contato com o mercado.
Mesmo que você esteja bem estabelecido (e eu diria que isso é quase impossível) na empresa onde trabalha é sempre bom bisbilhotar o mercado. Assim como as tecnologias evoluem, o mercado de trabalho de TI também evolui. E rápido!

Você não precisa ficar atirando para tudo quanto é lado e ficar enviando seu currículo para qualquer todas as oportunidades que aparecem.

Também não incentivo ninguém a se transformar num mercenário da tecnologia. Ir trabalhar aonde pagarem melhor. Isso acaba queimando cartuchos, que podem ser importantes (e/ou necessários) numa época de 'seca'.

Tenha como habito acompanhar boletins de oportunidades. Isso é uma boa forma de avaliar como você está em relação ao que o mercado espera de você. Será que devo me especializar, mudar de área, mudar de emprego? Essas questões podem ser respondidas sem muitos traumas se acompanharmos o mercado digital.

Neste sentido, seguem 3 indicações de sites de oportunidades de TI. Eu considero esses os melhores no que se refere à oportunidades exclusivamente relacionadas à informática.

www.e-panelinha.com.br
www.apinfo.com.br.
www.timaster.com.br

Existem ainda outros como Manager TI, Catho, Vagas.com etc etc etc.
E é sempre bom também manter o currículo atualizado em sites de consultorias de TI. Ajuda bastante.

E não deixem de enviar também suas sugestões de sites de TI e de como se manter atualizado em relação ao mercado.

Espero ter ajudado! ;-)

Abraços,
RGPereira.

2 comentários:

  1. Muito bacana essa orientação de carreira para o profissional de TI. Tem um outro assunto interessante a ser abordado que é a "prostituição" do profissional de TI. Uma fatia do mercado aceita qlq salário e qlq condição de trabalho, gerando baixa faixa salarial e benefícios, carga horária excessiva, falta de ferramentas de produção. Isso acontece com mmaior frequencia em empresas onde seus administradores não evoluíram, não tem a menor noção do que seja TI e tb não pretende aprender.
    Ouço a mais de 10 anos que os profissionais terão um órgão como engenheiros, médicos e outros profissionais possuem; Todavia até hoje isso é só promessa. Acredito que a criação de um órgão específico dos profissionais de TI será de enorme passo rumo PROFISSIONALIZAÇÃO do mercado de TI.

    Rodney Duarte
    rduarte33@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Rodney, a idéia é essa. Precisamos nos valorizar, nos profissionalizar. Se não fizermos isso primeiro, ninguém fará por nós.

    Abraço,
    RGPereira.

    ResponderExcluir