quinta-feira, 27 de maio de 2010

Apresentação - parte 1

"A primeira impressão é a que fica!", sem dúvida esse dito popular é extremamente verdadeiro. A apresentação é a primeira impressão de damos numa relação profissional.

Todavia, muitos de nós, profissionais de TI, tem vergonha da sua aparência. Por mais incrível que isso possa parecer. Claro que na maior parte das vezes isso se dá por fazermos uma auto-crítica dura demais. Já ouvi
reclamações declarações como: "Ai... esse meu cabelo!" (mais frequente entre as mulheres); "Minha barriga está cada vez maior." (Esse já é mais comum entre os homens).

Entretando, somos profissionais de TI e não de moda! Mas é claro que todos queremos causar uma boa impressão. Quando há um contato pessoal, ao vivo e a cores, não tem jeito, você é o que é! Com cabelo ruim, barriguinha, narigão... e por aí vai.


Mas certamente, isso não quer dizer também que devamos ser desleixados com nossa aparência física. Sobre isso falarei posteriormente.

Mas em contatos virtuais, através da internet, existem meios de "disfarçar" nosso pequenas imperfeições. Alías muitos além de não gostarem de sua aparência, dizem também que não são fotogênicos.

Uma alternativa para isso é usar um Avatar no lugar da sua foto. Como estou fazendo aqui no meu Blog. De certa forma, isso não nos deixa muito longe da realidade a respeito que quem realmente somos. Pois teoricamente, o avatar deve ficar parecido conosco.


Se opitarmos por avatares em lugar de uma foto real nos nosso cadastros pela web, não recomendo a ninguém colocar imagens de personagens, como por exemplo, a cara do Mário Bros, O Exterminador do Futuro e por aí vai. Menos ainda colocar escudos de clubes de futebol. Na minha opinião isso tira um pouco a nossa seriedade. Mas claro, que depende também do lugar (site) onde estamos colocando a foto.


Vejam por exemplo a Dell. Todo pessoal da área de suporte online citado no site tem avatares no lugar de suas fotos. Ficou bem divertido e não perdeu a seriedade do serviço.

Avatar Dell

Segue então uma pequenina lista de sites onde podemos criar nossa imagem como avatar.

FaceYourManga

Doppelme
Esse aqui é o da Dell.

Meez 
Esse é 3D!

WeeMee
Esse link é de um blog que dá mais opções de site onde podemos criar avatares. Tem até o Mii (avatar do Nintendo Wii). Precisamos usar de bom critério na hora de escolher um.
http://maniasdegeek.wordpress.com/2008/03/03/5-opcoes-para-criar-seu-avatar/

Eis aqui também algumas tentativas minha de criar avatares de minha pessoal. Alguns são um pouco difíceis de se enquadrarem à nossa aparência. Outros ainda liberam mais opções em versões pagas.

Dentre todos esses listados e outros mais que pesquisei o melhor na minha opinição é o FaceYourManga. É gratuito e tem muitas opções. Foi o que mais ficou parecido comigo. Com exceção do nariz. rsrs... O meu é um pouco maior!

Espero que tenham gostado.

Dêem sua opinião. Comentem!!

Abraço,

RGPereira.

4 comentários:

  1. Valeu pelas dicas. Parabéns pela sua iniciativa continue assim!

    ResponderExcluir
  2. Show !!! Como sou um agente muito secreto, não posso exibir a minha imagem real na internet. Desta forma fica mais divertido.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post! De fato, seu nariz é maior do que o nariz representado pelo avatar! Mas a idéia é muito boa!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado a todos pelo apoio!

    Abraço,
    RGPereira.

    ResponderExcluir