quarta-feira, 12 de maio de 2010

Autopromoção e mídias sociais

Para a maioria (senão todos) dos negócios relacionados à área de vendas é necessário uma qualidade muito importante chamada CORAGEM. Essa qualidade se aplica também quando o assunto é autopromoção.

Para nos tornar conhecidos, juntamente com nosso trabalho, precisamos nos promover.
Nesse caso, a pergunta chave que surge é: Como fazer isso?
Aliado a essa dificuldade na resposta à essa pergunta, vem a timidez, a falta de jeito, dificuldades para se expressar etc.

Contudo, no mundo globalizado, e vistualizado, de TI existem muitas formas de se fazer isso. Com isso, a pergunta chave agora passa a ser: Como fazer isso CORRETAMENTE?

Muitos sites de relacionamento e marketing pessoal podem nos ajudar nesse sentido. Só para citar, eis 2 deles que são bem interessantes:

http://www.linkedin.com/
http://businesschamber.com



Alguns poderiam dizer que há também outros excelentes sites como Orkut, Facebook, Twitter e seus derivados. Mas cabe aqui uma nota de cautela. Sites de relacionamentos como esses não tem como intuito características exclusivamente profissionais. Por isso é preciso cuidado ao se promover nesse tipo de canal.

Tenho boas experiências com o LinkedIn. Nos grupos (comunidades) deste site já consegui resolver alguns problemas de ferramentas específicas, falando com pessoas de toda parte, Inglaterra, Índia, EUA entre outros. É também uma boa maneira de treinar outros idiomas, principalmente o inglês.

Sugiro a todos que ainda não fizeram, que façam seu cadastro neste site. E se quiserem, em outros mais também. Essa é uma boa maneira de expormos nosso perfil profissional.

Como dica adicional, sugiro uma boa leitura nos artigos mencionados nos links a seguir. São MUITO interessantes e práticos.

http://www.luli.com.br/2008/01/18/10-dicas-de-autopromocao/
http://cio.uol.com.br/carreira/2008/12/04/auto-promocao-no-trabalho-8-dicas-para-pessoas-timidas/paginador/pagina_2

Sucesso a todos nós.

Abraço,
RGPereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário